Uma reflexão quaresmal sobre o exemplo de Nossa Senhora das Dores

A Quaresma como tempo favorável no aprofundamento da paixão e morte do Filho de Deus nos faz refletir sobre e rezar esse mistério. Devemos fazer isso procurando aceitar que Deus não cabe no entendimento humano, mas pode dilatar o coração e ampliar o entendimento e a aceitação: Deus cabe inteirinho no coração do homem.  Seguindo as pegadas de Jesus, vamos entendendo quando Ele diz:  Vem e segue-me.   Segui-Lo, ouvir suas palavras - como fala, a quem fala, por que fala - observar seus gestos e atitudes são convites e desafios para  conhecer a sua missão salvífica.  Nem tudo vamos entender. As respostas do Filho de Deus implicam tempo e aceitação da necessidade de confiar. Crer é confiar. Crer é permitir. Crer, principalmente é aderir, entregar-se; numa palavra, crer é amar.  A fé é, ao mesmo tempo, um ato e uma atitude que agarra, envolve e penetra tudo o que a pessoa humana é:  sua confiança, sua fidelidade,  seu assentimento intelectual e sua adesão emocional.  Compromete a história inteira de uma pessoa, com seus critérios, atitudes, conduta e inspiração geral.

Estamos no Ano Mariano. Ninguém melhor que a Senhora das Dores para nos orientar no seguimento de Jesus.  Nunca se ouviu falar que Maria esteve doente, mas todos os evangelistas registram o seu sofrimento, sobretudo o silêncio de Deus.

Para começar, Maria concebeu Jesus em um ato de fé para ser coerente consigo mesma, pois vivia no templo pedindo a vinda do Salvador para tirar o seu povo da escravidão.  Sua vida toda foi cumprir a vontade do Pai com uma perfeição única, repetindo sempre o seu “Faça-se a tua vontade” (Lc 1,38).  Logo que o menino nasceu, quando da apresentação ao templo, o velho Simeão irradiado de alegria com o Filho de Deus profetizou que a mãe seria transpassada pela dor. “Uma espada lhe transpassará a alma” (Lc 2,35).  Quando da fuga para o Egito, do céu um recado: “Toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te diga outra coisa” (Mt 2,13).  Quando da perda e o reencontro do menino no templo?  A resposta do Filho a confunde: Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu Pai? (Lc 2,49) E nas bodas de Caná?  Quando da preocupação da mãe, após vários dias de festa e o vinho veio a faltar, o seu Filho era o único com quem podia conversar, o que ela ouviu? “Ainda não chegou minha hora” (Jo 2,4). A grandeza de Maria não está em imaginarmos que ela nunca foi assaltada pela confusão. A grandeza dessa mulher está no fato de que quando não entende alguma coisa, ela não reage angustiada, impaciente, irritada, ansiosa e assustada, tem atitude típica dos pobres de Deus: cheia de paz, de paciência e doçura, toma as palavras, recolhe-se em si mesma e permanece interiorizada, pensando.

Embora não tenha pecado, a Mãe de Deus não escapa da dor, sequela do pecado. Sofre pelo Filho e pela missão do Filho.  A personalidade de Maria impressiona pela humildade e valentia.  Ao longo de sua vida, sempre procurou ficar na penumbra de um segundo plano.  Quando chega a hora da humilhação, avança e se coloca em primeiro plano, digna e silenciosa. O evangelista Marcos conta que, no Calvário, havia um grupo de mulheres que olhavam de longe. Mas João, que presenciou tudo, indica que a Mãe permanecia ao pé da cruz. 

Como mãe, percorreu a desolada via dolorosa, vestida de dignidade e silêncio. Não reclamou, não protestou.  Quando não entendia alguma palavra, guardava-as em seu coração e as analisava serenamente.

Que o exemplo de Maria e esse tempo quaresmal nos ajudem a silenciar e refletir sobre tudo que Deus tem feito em nossas vidas.


Ver

Exaltação da Santa Cruz

A Festa da Exaltação da Santa Cruz surgiu no ano de 355, por ocasião da inauguração das duas grandes basílicas na cidade de Jerusalém: a do Calvário e a do Santo Sepulcro. A construção destas duas basílicas foi ordenada pelo imperador Constantino.

O lenho da cruz foi descoberto por Santa Helena. A cruz tem um lugar muito especial na nossa devoção. Esta cruz, queridos irmãos, tinha sido levada para a Pérsia e depois retornou a Jerusalém. Para nós cristãos a cruz é um ponto de referência muito importante para a nossa fé e para a nossa esperança. Foi pela cruz que Cristo nos salvou e nos libertou; ela simboliza o preço pago pela nossa salvação.

Nesta celebração, somos convidados a agradecer a Deus pela entrega livre, por amor, de Nosso Senhor Jesus Cristo, para a nossa salvação. No diálogo de Jesus com Nicodemos nós vemos, no Evangelho de São João (João 3,13-17), que Cristo compara Sua crucifixão com a serpente levantada no deserto sobre uma haste, por Moisés.

Os israelitas, ao atravessar o deserto, rumo à Terra Prometida, eram picados por serpentes venenosas. E protestavam contra Deus por tê-los tirado do Egito e tê-los conduzido por aquele deserto marcado por tantos obstáculos.

Moisés, então, ergueu esta haste, como uma serpente do deserto, para que aqueles que fossem picados por elas pudessem ser salvos ao olhar esse objeto. Assim também, diz Jesus no Evangelho, é necessário que o Filho do Homem seja levantado para que todos os que n'Ele crerem tenham a vida eterna.

Jesus Cristo, pouco antes da Sua Paixão, havia declarado aos Seus apóstolos que, quando Ele fosse levantado da terra, atrairia todos para Ele. Dizia isso indicando por qual tipo de morte iria passar. Jesus humilhou-se, tornou-se obediente até a morte. Por isso, Deus o Oexaltou e Lhe deu um nome que é superior a todo nome.

O caminho da cruz, também, se torna um caminho de luz, caminho de ressurreição. Quem quer seguir Jesus, precisa negar a si mesmo, pegar a sua cruz do dia a dia e segui-Lo. O discípulo de Cristo precisa segui-Lo em todas as circunstâncias, não só nos momentos alegres, mas também nos de dificuldade. Precisamos assumir a nossa cruz e seguir Jesus oferecendo nosso sofrimento, em união com a cruz d'Ele. Nós sabemos que, no tempo de Jesus, a cruz consistia numa haste vertical fixada no chão e uma trave horizontal que era carregada pelo condenado até o local do seu suplício. O condenado era preso na haste e era levantado. Jesus carregou a trave horizontal de Jerusalém até o Monte Calvário, local de Sua morte. Nós, também, discípulos de Jesus, precisamos estar dispostos a carregar a nossa cruz, acompanhados de Cristo, com a certeza da vitória final, da ressurreição.

A cruz era instrumento de suplício, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas se tornou, depois da morte de Cristo, para nós cristãos, motivo de glória. Deus poderia ter escolhido outros caminhos para nos salvar, mas escolheu o caminho da cruz, do sofrimento. Não parou, evidentemente, na cruz, na Paixão. A Paixão conduziu Jesus à ressurreição, à vitória final sobre a morte, o pecado, o demônio.

Olhando para a cruz, que é sinal do amor maior de Deus para conosco, podemos ver como o Pai amou tanto o mundo - a ponto de mandar Seu Filho não para condenar o mundo, mas para salvá-lo.

Oremos: Salve, cruz bendita, fostes e és para muitos motivo de escândalo, para nós cristãos é memória da nossa redenção. Em ti fomos redimidos de todos os pecados, de todas as escravidões. Contemplando-te, assumimos a missão, também, de entregar a nossa vida como fez Jesus para que todos, no Senhor, tenham vida em plenitude. Em ti, vemos o sofrimento de Cristo e de todos os homens e mulheres do mundo. Dai-nos, Jesus, a graça de um dia, após a nossa peregrinação terrestre, ter a glória da ressurreição. Assim seja. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


Ver

A Riqueza do Catecismo da Igreja

Podemos dizer que o Catecismo põe fim a todo "achismo ou achologia" dentro da Igreja...

Uma das maiores graças que recebemos de Deus, pelas mãos do Papa João Paulo II, foi o novo Catecismo da Igreja Católica. No discurso aos Bispos em Santo Domingo, no dia 12/10/92, na VI reunião do CELAM, referindo-se ao Catecismo que acabara de aprovar, o Papa disse:

"Recentemente aprovei o Catecismo da Igreja Católica, que recomendo como o melhor dom que a Igreja pôde fazer aos Bispos e ao povo de Deus. Trata-se de um valioso instrumento para a nova evangelização, onde se compendia toda a doutrina que a Igreja deve ensinar".

É preciso notar, que o Papa diz que o Catecismo é o "melhor dom" que a Igreja pôde fazer...

Nele encontramos um resumo excelente de toda a doutrina católica. Sabemos que um dos problemas mais graves da nossa Igreja é a falta de conhecimento da doutrina por parte da maioria do nosso povo. Isto deixa-o à mercê das seitas proselitistas.

Ao apresentar o Catecismo para toda a Igreja, através da Constituição Apostólica Fidei Depositum, o Papa ressaltou muitas coisas de grande importância. Sobre o valor doutrinal do texto, afirmou:

"O Catecismo da Igreja Católica, que aprovei no passado dia 25 de julho [1992], e cuja publicação hoje ordeno em virtude da autoridade apostólica, é uma exposição da fé da Igreja e da doutrina católica, testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica, pelo Magistério da Igreja. Vejo-o como uma norma segura para o ensino da fé..."

Com ênfase o Papa pede que todos (Pastores e fiéis) usem assiduamente o Catecismo:

"Peço portanto aos Pastores da Igreja e aos fiéis que acolham este Catecismo em espírito de Comunhão, e que o usem assiduamente ao cumprirem a sua missão de anunciar a fé e de convocar para a vida evangélica".

E repete a sua importância:

"Este Catecismo lhes é dado a fim de que sirva como texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica".

"O Catecismo da Igreja Católica, por fim, é oferecido a todo homem que nos pergunte a razão da nossa esperança (cf. 1 Pe 3,15) e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê".

Essas palavras do Papa deixam claro a importância enorme do Catecismo para a Igreja e para cada um de nós que quiser serví-la. Este é o "texto de referência", seguro e autêntico.

Daqui para a frente, ninguém mais pode viver o Catolicismo "a seu próprio modo", como se a Igreja não tivesse uma doutrina oficial. Ninguém poderá discordar dos seus ensinamentos, ainda que seja um teólogo, padre, bispo ou até cardeal.

Podemos dizer que o Catecismo põe fim a todo "achismo ou achologia" dentro da Igreja. Com a publicação do Catecismo devem acabar as "opiniões próprias" em discordância com a doutrina oficial da Igreja, que tanto mal fazem aos fiéis.

Ao discursar aos Bispos do Brasil, do Regional Centro-Oeste da CNBB, que estiveram em visita "ad limina apostolorum", em Roma, em 29/1/96, o Papa falou da importância do Catecismo para formar bem a consciência do povo:

"Formai-lhe a consciência reta, coerente e corajosa. Deixai-me deste modo insistir sobre a conveniência de valerem-se todos do Catecismo da Igreja Católica... para uma correta interpretação desta e de outras verdades da nossa fé".

Para facilitar o seu uso como o "texto de referência" da fé e da moral católica, o Catecismo traz no seu final um Índice Temático, valiosíssimo, para que possamos fazer consultas rápidas. Cada um dos seus 2865 parágrafos é numerado, e, após as palavras chaves do Índice Temático, temos os números dos parágrafos que tratam do assunto procurado. Assim, por exemplo, se você quer saber a doutrina oficial da Igreja sobre o Purgatório, basta procurar no Índice Temático essa palavra, e logo em seguida a ela, encontrará os números 1030s.,1472. Basta procurar esses parágrafos e você terá o ensinamento sobre o Purgatório.

Foram os Bispos do mundo inteiro que pediram ao Papa a elaboração do novo Catecismo. Quando o Concílio Vaticano II completou 20 anos, em 1985, o Papa convocou em Roma, um Sínodo de Bispos do mundo todo, para avaliar os 20 anos do Concílio. Ao término do Sínodo, os Bispos foram unânimes em pedir ao Papa o novo Catecismo. O motivo do pedido foi para que ficasse claro para toda a Igreja, a sua doutrina oficial, nem sempre conhecida e obedecida por todos. O Papa, então, convocou uma equipe de 12 Cardeais, presidida pelo Cardeal Ratzinguer, Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, para prepará-lo. Para auxiliar essa equipe, foi constituída uma outra equipe de sete Bispos peritos em catequese.

Quando a primeira versão ficou pronta, o Papa mandou-a para todos os Bispos (cerca de 3000), opinarem e darem as suas sugestões. Após isto, ele aprovou-a em julho de 1992.

Sem dúvida é um marco na história da Igreja, pois este é o Segundo Catecismo oficial. O primeiro foi elaborado pelo Papa S. Pio V após o Concílio de Trento, em 1566, (Catechismus ex Decreto Convilil Tridentini ) que fez frente à Reforma Protestante. É importante notar as circunstâncias em que a Igreja elaborou o primeiro Catecismo, chamado Romano. Foi para enfrentar a enxurrada de heresias do protestantismo, que ameaçava a fé católica em toda a Europa. O novo Catecismo atualizou o primeiro, sem nada revogar sobre os dogmas da fé. Muitos problemas surgiram nestes 430 anos que nos separam da elaboração do primeiro.

Da mesma forma que o Catecismo Romano foi elaborado para expor com clareza a fé católica, então conturbada por Lutero e seus seguidores, o novo Catecismo nos é dado hoje pelo Espírito Santo, como um instrumento poderoso de evangelização, de acordo com o Magistério da Igreja, a Tradição e a Bíblia. Ele é a mais autêntica interpretação da Revelação divina, oral e escrita. Podemos então, caminhar com a Bíblia numa das mãos e o Catecismo na outra. Assim estaremos seguros na fé.

No dia 15 de agosto de 1997 o Santo Padre, através da Carta Apostólica Laetamur Magnopere, aprovou e promulgou a edição típica latina do Catecismo. É a versão final do Catecismo. Na ocasião o Papa disse estas palavras:

"A Igreja dispõe agora desta nova e autorizada exposição da única e perene fé apostólica, que servirá como instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial, e também como texto de referência segura e autêntica".

"A catequese encontrará nesta genuína e sistemática apresentação da fé e da doutrina católica uma via plenamente segura, para apresentar com renovado impulso ao homem de hoje a mensagem cristã em todas e em cada uma de suas partes".

"A inteira atividade catequética poderá conhecer um novo e difundido impulso junto do Povo de Deus, se souber usar e valorizar de maneira adequada este Catecismo pós conciliar".

"Multíplice e complementar é o seu uso, que se pode e se deve fazer deste texto, para que se torne, cada vez mais 'ponto de referência' para a inteira ação profética da Igreja, sobretudo neste tempo em que se adverte, de maneira forte e urgente, a necessidade de um novo impulso missionário e de um relançamento da catequese".

"Ele representa um válido e seguro instrumento para os presbíteros na sua formação permanente e na pregação; para os catequistas na sua formação remota e próxima para o serviço da Palavra; para as famílias no seu caminho de crescimento rumo ao pleno exercício das potencialidades ínsitas no sacramento do matrimônio".

"Os teólogos poderão encontrar no Catecismo uma autorizada referência doutrinal para a sua incansável investigação".

"De modo geral, será mais do que nunca útil para a formação permanente de todo cristão que, consultando-o tanto de maneira contínua como ocasional, poderá redescobrir a profundidade e a beleza da fé cristã, e será conduzido a exclamar com as palavras da Liturgia Batismal: "Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja". E gloriamo-nos de a professar em Cristo Jesus nosso Senhor( Rito da celebração do Batismo)."

"Convido o clero e os fiéis a um contato frequente e intenso com este Catecismo, que confio de modo especial a Maria Santíssima..."

E o Papa termina dizendo:

"Repetir-se-á assim, de algum modo, a estupenda experiência do tempo apostólico, quando cada crente ouvia anunciar na própria língua as grandes obras de Deus (cf.At 2,11)."

"Num certo sentido, poder-se-ia aplicar a esta circunstância a expressão paulina: "Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti" (1Cor11,23)."


Retirado do livro: Entrai pela porta estreita, Editora Cléofas.


Ver